Direito de Família na Mídia
Estudantes lotam plenário do TJRS para assistir sessão didática
14/09/2006 Fonte: jornalista Adriana Arend com AscomCerca de 900 alunos do curso de Direito de 12 universidades do Rio Grande do Sul e assistiram a sessão didática realizada pela 7ª Câmara Cível do TJRS na última quarta-feira,13/9. Junto dos professores, acompanharam o julgamento de sete processos.
A sessão teve a participação da desembargadora Maria Berenice Dias, presidente da Câmara e vice-presidente do IBDFAM, e dos desembargadores Luiz Felipe Brasil Santos, presidente do IBDFAM-RS, e Ricardo Raupp Ruschel. Pelo Ministério Público, atuou a Procuradora de Justiça Ida Sofia Silveira.
Dias ao saudar os universitários ressaltou a crença de que a Justiça é o grande caminho. Ruschel explicou a estrutura funcional do Tribunal, com seus órgãos e julgadores e destacou a importância de os futuros bacharéis conhecerem a sistemática dos julgamentos. O desembargador Luiz Felipe ressaltou a acolhida aos presentes.
Na pauta de julgamento, apelações referentes a ações de alimentos, investigação de paternidade, declaratórias de união estável e retificação de registro civil, resguardado o segredo de justiça.
As faculdades representadas foram Uniritter (Porto Alegre e Canoas), Feevale (Novo Hamburgo), Pucrs (Porto Alegre e Pelotas), Ufrgs, São Judas, Ulbra (Canoas, Gravataí, Guaíba e São Jerônimo), Unilassale, Unisinos, UCS (Caxias do Sul e Canela), Urcamp (Bagé), UPF (Passo Fundo, Lagoa Vermelha e Carazinho), Unisc (Santa Cruz do Sul).